CONGRESSO APAESC 2017 JARAGUA DO SUL - curriculos
XVI CONGRESSO ESTADUAL DAS APAES DE SANTA CATARINA
VII FÓRUM DE AUTODEFENSORES e I ENCONTRO DE FAMILIAS
III ENCONTRO ESTADUAL DE PRESIDENTES DAS APAES DE SANTA CATARINA

04, 05 e 06 de Outubro – Jaraguá do Sul - SC

Curriculos

PALESTRA DE ABERTURA
Palestrante: Esp. VÂNIA SIQUEIRA – Brasília/DF 
Breve Currículo
Formada em psicologia, especialista em educação e desenvolvimento e mestre em educação, Ivana é servidora aposentada no MEC. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Educação Especial, por sete anos, depois de passar dois anos como coordenadora-geral de desenvolvimento da educação especial. De 2003 a 2007, foi gerente de projetos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Atualmente é Secretária da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi). Antes de chegar à Secadi, atuava no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.


PALESTRAS GRANDES
Habilitação da Pessoa com Deficiência para promover a Autodeterminação 
Palestrante:   Me. Miguel Ángel Verdugo Alonso – Salamanca/ES
Breve Currículo
Professor de Psicologia da Deficiência na Universidade de Salamanca. Diretor do Instituto Universitário de Integração na Comunidade e do Mestrado em Integração de Pessoas com Deficiência e Qualidade de Vida, assim como do Serviço de Informação Sobre Deficiência do Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade, também da Universidade de Salamanca. Publicou mais de 500 artigos científicos e capítulos de livros e mais de 70 livros e escalas de avaliação. É diretor da Revista Século Zero e coordenou investigações sobre qualidade de vida, deficiência intelectual, emprego, habilidades sociais e outras. Tem participado frequentemente como professor convidado em universidades de diferentes países, apresentando vários trabalhos científicos. Prêmios: Medalla de Educación de la Universidad de Anáhuac 2014 en México DF; Premio Reina Sofía 2013 de Rehabilitación e Integracióndel Real Patronato sobre Discapacidad; Premio Solidario Once Castilla y León 2013; Premio Intras 2013; Premio de Investigación Infanta Cristina 2010; Premio Internacional 2005 de la AAIDD; Premio Mecenas 2001 de la Universidad  de Salamanca y Doctor Honoris Causa  en 2012 por la Universidad ISALUD de la República Argentina.


Formação Docente, Prática pedagógica e Acessibilidade ao Ensino para Deficientes Intelectual.                
Palestrante: Profa. PhD. Rosimeire Maria Orlando – São Carlos / SP
Breve Currículo                                  
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial: Ensino de Deficientes Intelectuais, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1996), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de são Carlos - Departamento de Psicologia. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial (UFSCar) e coordenadora da Brinquedoteca da Licenciatura em Educação Especial/UFSCar. É professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos, licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. Tem experiência na área de Educação Escolar Básica e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação especial, direitos sociais das pessoas com deficiência, formação docente, prática pedagógica e educação inclusiva.
Mediadora da Mesa: Esp. Lucila Micheluzzi – Guaramirim/SC
Breve Curriculum
Possui Graduação em pedagogia / séries iniciais/ orientação vocacional. Pós-graduada em psicopedagogia / gestão de pessoas e parapsicologia clínica e institucional.


A Escola como comunidade de Aprendizagem e Investigação 
Palestrante:  Prof. Me. José Francisco Almeida Pacheco – Portugal/POA
Breve Currículo
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e especialista em Música e Alfabetização. Fundador da Escola da Ponte, em Portugal, uma referência de sucesso mundial em pedagogia inovadora. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenou o projeto "Educação para Todos", de 2001 a 2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire, e o projeto "Fazer a Ponte", da Escola da Ponte de 1976 a 2004. Pela sua relevante contribuição para a educação Pacheco recebeu os prêmios: " Excelência Acadêmica da Fundação Eng Antônio de Almeida" e "Experiências Inovadoras no Ensino", a "Comenda da Ordem da Instrução Pública", e o título de notório especialista. Em 2007 passou a residir no Brasil e, desde então, viaja pelo país mobilizando professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da educação que acreditam em uma educação transformadora, democrática, que integra comunidades e as artes. Acompanha mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil e colabora voluntariamente no Projeto Âncora, uma ONG sediada em Cotia (SP), que segue os mesmos princípios da Escola da Ponte. No IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) no Projeto Brasília 2060 - Plano Estratégico para uma Cidade Sustentável, coordenou, de 2014 a 2016, pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal. No MEC (Ministério da Educação) integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. Foi facilitador do Gaia Brasil de 2009 a 2016. Na Ecohabitare Consultoria e Projetos Ltda, empresa social que contribui para a criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem, é Diretor Pedagógico onde coordena inúmeros projetos de reconfiguração da prática pedagógica em escolas públicas e privadas do Brasil, e os projetos de transformação vivencial Gaia Escola – Construindo Comunidades de Aprendizagem para um Mundo Sustentável e, Escolas em Transição. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.


Inclusão da Pessoa com Deficiência
Palestrante: Dra. Caroline Kern – Imbituba/SC
Breve Currículo
 Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em alfabetização, inclusão escolar de pessoas com história de deficiência, escola e violências.
Mediadora da Mesa: Msc. Janice Aparecida Steidel Krasniak –Florianópolis/SC
Breve Curriculum 


PALESTRA PEQUENO TEATRO
Autismo            
Ministrante:  Dr. Fábio Agertt
Breve Currículo
Neurocirurgião • Neurologista • Pediatra

 

MINICURSOS
Currículo Funcional Natural            
Ministrante:  Dra. Margherita Midea Cuccovia – Jaboticabal/SP
Breve Currículo
Médica Psiquiatra com Especialização em Psiquiatria em Adulto. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Médica Psiquiatra com Especialização em Psiquiatria em Adulto, Adolescência e Infância pelo Departamento de Neuropsiquiatria e Psicologia Médica – Universidade de São Paulo Ribeirão Preto. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos em "Procedimentos de avaliação no Currículo Funcional Natural e seus efeitos no Funcionamento de pessoas com Deficiência Intelectual Mental e Espectro do Autismo". Fundadora e Diretora do Centro Ann Sullivan do Brasil Ribeirão Preto, atuando também como Supervisora do Programa Funcional Natural, Escola de Família e Psiquiatria Clínica. Consultora na Abordagem - Currículo Funcional Natural. Médica Psiquiatra na APAE de Jaboticabal-SP. Objetivo: Segundo LeBlanc (1992), Currículo Funcional Natural é educar conhecimento e aptidões, que possam ser utilizadas pelo estudante, serem vantajosos em vários espaços e consequentemente úteis em sua vida, para que sejam mais autônomos, produtivos e felizes.


Avaliação Motora     
Ministrante: Prof. Dr. Francisco Rosa Neto – Florianópolis/SC
Breve Currículo
 Doutorado em Medicina do Esporte, Universidade de Zaragoza (Espanha); Mestrado em Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem, Universidade de Sevilha (Espanha); especialização em Educação Especial e Educação Infantil, Centro de Ciências da Saúde (UDESC). Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Humano e professor do programa de Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Presidente da Sociedade Brasileira de Motricidade Humana - SBMH.


Prevenção das Deficiências   
Ministrante: Dr. Joao Monteiro de Pina Neto –São Paulo/SP 
Breve Currículo
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1972), mestrado em Genética pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo (1979). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: genética médica, citogenética humana, aconselhamento genético e anomalias congênitas.


CIF – Seus Componentes e Formas de Classificação 
Ministrante: Dr. Mário Cesar Guimarães Battisti – São Paulo/SP 
Breve Currículo
Possui graduação em Terapia Ocupacional (1986) e mestrado em Filosofia-Ética (2004), ambas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É coordenador e professor da Pós-graduação para Terapia Ocupacional (Saúde Mental e Saúde Funcional) da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS). Autor do livro "Fábulas e Fobias – Uma Viajem à Senso Percepção pela Terapia Ocupacional", coautor do livro "Ética do Cuidado – Código de Ética Comentado da Fisioterapia e Terapia Ocupacional", coautor de aplicativo facilitador da utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e consultor para implantação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade em Saúde.


Aplicabilidade da CIF para Pessoa com Deficiência 
Ministrante:  Esp. Juliana Rodrigues Sigolo – Bauru/SP 
Breve Currículo
Psicóloga graduada pela Universidade do Sagrado Coração, com formação e Licenciatura em Psicologia. Especialista em Escalas de Inteligência pela Unesp – Bauru, experiência em Psicologia Comportamental e atuação com pessoas com deficiência na APAE – Bauru desde 2009, nas áreas de qualificação, encaminhamento profissional, e avaliação psicológica multidisciplinar e de funcionalidade. Atualmente é coordenadora do Setor de Avaliação da APAE


SUAS – APAE como Entidade de Assistência 
Ministrante: Msc. Janice Merigo - Florianópolis/SC
Breve Currículo
Mestre em Serviço Social pela Pontiícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialista em Serviço Social e Competências Profissionais pela Universidade de Brasília (UNB) e Graduada em Serviço Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/Chapecó). Realizou estágio curricular obrigatório na Secretaria de Assistência Social no município Pinhalzinho/SC, atuou como Assistente Social no Programa de Combate a Exploração Sexual Infanto Juvenil em Dionísio Cerqueira/SC, ministrou disciplinas no Curso de Serviço Social no Centro Universitário Franciscano de Santa Maria de 2002 a 2007, coordenou trabalhos de Serviço Social no Juizado Especial Criminal e no Núcleo de Prática Jurídica naquela Universidade. Atua como docente no curso de Serviço Social da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em Florianópolis, com experiência em mobilização comunitária e trabalho social na Política Habitacional de Interesse Social em parceria com a Caixa Econômica Federal e no Escritório Modelo de Advocacia. Coordena o Curso de Pós-graduação em Gestão Social de Políticas Públicas e ministra disciplinas nos seguintes Cursos de Pós-graduação: Demandas Familiares, Gestão da Política de Assistência Social e Gestão Social. Atualmente é Coordenadora de Formação da Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM e Assistente Social na Federação Catarinense de Municípios - FECAM.

 

Musicalização para Educadores 
Ministrante: Dr. Guilherme Gabriel Balland Ramanelli – Curitiba / PR
Breve Currículo
Professor, violinista e violista, possui graduação em Educação Artística - Habilitação em música pela Faculdade de Artes do Paraná (1997) doutorado (2009) e mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, musicalização, formação de professores, valorização da música popular e construção de instrumentos. Na área musical sua experiência se concentra em orquestras sinfônicas, música de câmara, recitais e gravações de CD.

 

Contabilidade e Gestão Legal do Terceiro Setor
Palestrante: Esp. Ricardo Monello - São Paulo/SP
Breve Curriculo
Contador-Auditor. Advogado. Especialista em Organizações do Terceiro Setor. Pós-graduado em Direito Educacional. Pós-Graduado em Direito Processual Tributário. Registro de Auditor Independente no CNAI(CFC) sob nº 1619 • Sócio fundador da AUDISA CONSULTORES E AUDITORES ASSOCIADOS. • Sócio da ADVOCACIA SERGIO MONELLO. Editor e colunista da Revista Filantropia
Professor de Direito e Contabilidade do Terceiro Setor em Instituições de Ensino Superior. Consultor de Inúmeras Organizações Nacionais e Internacionais.
Mais de 25 anos de atendimento e assessoria às entidades do Terceiro Setor, em especial entidades Religiosas, Beneficentes e Assistenciais em todo Brasil. 

 

Lei Brasileira de Inclusão        
Ministrante: Msc. Cristiany de Castro – São Paulo/SP
Breve Currículo


CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social
Ministrante: Esp. Aline Oliveira Morais - São Paulo/SP
Breve Curriculo
Jornalista, formada pela Uni Sant anna, pós-graduada em Educação e Artes (MariaAntonia/USP), especializada em Gestão para Organizações do 3º Setor (FGVSP). Possui experiência de mais de 10 anos na elaboração e coordenação de projetos e políticas públicas para pessoas com deficiência e direitos humanos. É coautora de diversas publicações técnicas sobre inclusão, diversidade e terceiro setor.

Atuou como assessora parlamentar na Prefeitura de São Paulo, na Câmara Municipal de São Paulo e na Câmara dos Deputados. É responsável pelo curso "Princípios de Gestão para ONG s" que capacitou mais de 450 profissionais da área. Desenvolve e coordena projetos para organizações sociais e empresas.

Ministrante: Esp. Rafael Abílio Públio - São Paulo/SP
Breve Curriculo
Publicitário, formado pela FAAP de São Paulo, pós-graduado em Administração e Marketing (FMU) e MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Experiência de mais de 11 anos na elaboração e coordenação de projetos de políticas públicas para pessoas com deficiência, nas áreas de trabalho, mobilidade, cultura e esporte.

Atuou como assessor técnico na Prefeitura de São Paulo, Câmara Municipal, Câmara dos Deputados e organizações do terceiro setor.
Participou da elaboração de diversas publicações técnicas na área de inclusão profissional, recursos de acessibilidade, legislação, gestão e projetos.


A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.  
Ministrante: PhD. Maria Nivalda de Carvalho-Freitas – São João Del Rei/MG
Breve Currículo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1987), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Pós-Doutorado pela University of Greenwich - Inglaterra (2015). Atuou na área de Recursos Humanos durante 11 anos e atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordena o Programa Pós-Graduação em Psicologia. É editora da Revista GERAIS - Revista Interinstitucional de Psicologia. Participa como revisora ou consultora de revistas científicas nacionais. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais e internacionais. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG - área de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, no período de 2008 a 2012. É vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisas e Intervenção Psicossocial - LAPIP e líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE). Suas pesquisas contemplam a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco nos seguintes temas e suas relações: diversidade funcional nas organizações de trabalho, especialmente inserção e gestão do trabalho de pessoas com diferença funcional (deficiência); satisfação e qualidade de vida no trabalho, socialização profissional e processos grupais nas organizações e na promoção de saúde.


Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH e Transtorno do Espectro Autista - TEA
Ministrante: Dr. Clay Brites – Arapongas/PR
Breve Currículo
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1998). Residência médica em Pediatria com especialização em Neuropediatria pela Santa Casa de S.Paulo (1999-2003). Título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Doutorando em Neurologia pela UNICAMP. Integrante e pesquisador do DISAPRE-UNICAMP. Atualmente, é professor de Neurologia da Aprendizagem do curso de extensão e pós-graduacao de Neuropsicologia Aplicada `a Neurologia Infantil da UNICAMP. Speaker do Projeto NEUROSABER e do Serviço Integrado de Apoio Humano Neuropsicopedagógico - SINAHPSE/NEUROCEN. Coordenador da ABENEPI - Núcleo Londrina (2010 -2013), Presidente da ABENEPI-PR (2015- ) e membro da ABENEPI Nacional (2013-2015). Membro do Depto. Neurologia da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP). Palestrante, tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: TDAH, TEA, Transtornos de Desenvolvimento, neurodesenvolvimento, neurologia da aprendizagem, multidisciplinaridade e dificuldades escolares.


Diagnóstico Precoce de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual 
Ministrante: Dr. Gustavo Manoel Schier Dória – Curitiba/PR
Breve Currículo
Psiquiatra e Psicoterapeuta. Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Professor do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR. Doutor pelo Programa de Pós Graduação da Saúde da Criança e do Adolescente no Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria.


Envelhecimento da Pessoa com Deficiência
Ministrante: Esp. Silvane Penkal – Joinville/SC
Breve Currículo
Terapeuta Ocupacional Crefito/10 4340
Especialista Profissional em Terapia Ocupacional em Contextos Sociais
Especialista em Psicopedagogia
Terapeuta Ocupacional da Secretaria de Assistência Social de Joinville
Docente da Pós-graduação IPGEX

 

Bandagem Neuromuscular
Ministrante: Esp. Jonas Soares Franzolin – Florianópolis/SC 
Breve Currículo
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Sagrado Coração (2004). Atualmente é professor do INSTITUTO KRION, professor da UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO, professor do INSTITUTO FISIOMAR, professor - PHYSICARE - CURSOS, professor - CEARAFISIO CURSOS, professor - QUALIFICA- CENTRO DE TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE, fisioterapeuta - PHYSIO LIFE - FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA e professor - LIBERDADE FUNCIONAL CURSOS. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Ortopedia e Traumatologia


OFICINAS
Arte e Deficiência
Ministrante: Dra. Helena Heily – São Carlos/SP
Breve Currículo
Lucia Reily graduou-se com Bacharel em Artes na Universidade de Indiana, Estados Unidos, com Revalidação em Educação Artística: habilitação em Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978). Realizou seu mestrado e doutorado em Psicologia Escolar no Instituto de Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente associada da Universidade Estadual de Campinas, atuando no CEPRE - Faculdade de Ciências Médicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, e Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, estudos da deficiência, arte e deficiência, formação de professores e artes visuais. Publicou alguns livros, com destaque para "Escola inclusiva: Linguagem e Mediação" e "Armazém de imagens: ensaio sobre a produção artística de pessoas com deficiência", ambos pela Papirus Editora.


Dança e Teatro para Pessoas com Deficiência    
Ministrante: Esp. Vanda Ligia Alves – São Paulo / SP
Breve Currículo
Possui graduação em Educação Física pela Faculdade do Clube Nautico Mogiano (1990), com pós graduação latu sensu em Psicomotricidade, cursos na área de artes cênicas. Atualmente é educadora da Associação de Pais e Amigos do Excepcional na APAE de São Paulo realiza o trabalho de Dança/teatro com as pessoas atendidas no 
Departamento de  Socioeducação, que possui conhecimento e prática no tema solicitado por vocês. 


A Prática da Educação Física nas APAEs      
Ministrante: Esp. Roberto Antônio Soares – Araraquara / SP
Breve Currículo:
Coord. de Educação Física, Desporto e Lazer da FENAPAEs, Pós graduação em Educação Física Especial. Treinamento de Professores na Área de Deficiência Mental e Multipla. Recreação e Psicomotricidade, Aprendizagem Motora Aplicada ao Esporte. Ginastica Localizada, Musculação Estética em Academia). Ginástica Localizada Advanced, Ginástica de Academia.1° Simposio Araraquarense de Atividade Física curso de Musculação. Seminario Apae Educadora, Portadores Necessidades Especiais, 2° Semana de Educação Física UNIP. Worshop Nacional de Apresentação e Planejamento Special Olympics Brasil. Seminário de Orientação Geral Nível Básico Special Olympics Brasil. Seminário de Capacitação Técnica – Atletismo - Special Olympics Brasil. Aluno especial no Mestrado da Ufscar na Disciplina Prevenção das Deficiências no Desenvolvimento Humano. PALESTRANTE: Educação Física Especial no curso Treinamento de professores na área de deficiência Intelectual e múltipla.Integrante da mesa redonda na semana da Educação Física, na Unip – Araraquara. Educação Física Especial no programa " Escola da Família ", em Araraquara, Presidiu diversas reuniões regionais, estaduais e nacionais sobre educação física, desporto e lazer; Palestrante no curso de Pós Graduação em Educação Especial, na disciplina Educação Física Adaptada. Palestrante no curso do Simpósio Internacional do Sesc de atividades Físicas Adaptadas - duração de 6 horas


Sexualidade da Pessoa com Deficiência 
Ministrante: Profa. Dra. Deisy Mohr Bauml – João Pessoa /PB
Breve Currículo: 
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1980), Pós-Graduação em Educação Especial-Pontifícia Universidade Católica do PR (1987), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC(2000) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2003). Atua como professora de Cursos de Pós-Graduação e orientadora de pesquisas em Universidades no Brasil, Conferencista e Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais (Europa,América do Norte,América Latina,América Central), Professora de Educação Especial, aposentada da Prefeitura Municipal de Curitiba-PR- Secretaria Municipal da Educação, ex-Pedagoga do Centro de Estimulação e Reabilitação da Linguagem e da Audição,Co-fundadora da Associação Reviver Down-Curitiba-PR, ex- membro da Diretoria da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Sexualidade das Pessoas com Deficiência, Síndrome de Down-Intervenção Humana e Tecnológica-Linguagem-Leitura-Escrita, Alfabetização para Pessoas com Deficiência Intelectual,Transição vida adolescente à vida adulta, Prevenção das Deficiências e Inclusão das Pessoas com Deficiência nos Sistemas Familiar-Educacional-Laboral-Social.
          

Integração Sensorial
Ministrante: Esp. Helenise Helena Vieira – Blumenau/SC
Breve Curriculo
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Associação Catarinense de Ensino(2006),Curso de Equoterapia(2007) e Órteses de Membros Superiores(2008), pós-graduada pelo Ibrate PR em Neurologia com Ênfase em Neuropediatria (2008). Formação em Integração Sensorial pela Clínica Artevidade (2009) Certificação Internacional em Integração Sensorial pela University Southern of California (2012 e 2013).Participante do curso Processamento Sensorial na Vida Cotidiana - Perfil Sensorial 2 (2016). Atualmente é terapeuta ocupacional da Prefeitura Municipal de Blumenau e responsável pelo Espaço Neuro Imaginar onde atua desde 2010, com atendimentos individuais e em grupo nas áreas de Neuropediatria e Integração Sensorial.

                         
Comunicação Alternativa 
Ministrante: Dra. Maria Candice da Silva Lima Moreschi – São Carlos / SP
Breve Currículo: 
 Graduada em Pedagogia (CEUCLAR, 2012) e Fonoaudiologia (UNIP, 2000). Possui Mestrado e Doutorado em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar). Atuou em pesquisas da área de Comunicação Alternativa (nacionais e internacionais), em projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como Fonoaudióloga Chefe do Projeto CAPE (Centro de Apoio Pedagógico Especializado) e como tutora EaD em disciplinas relativas a área da educação especial e das áreas científicas. Atualmente exerce trabalho clínico fonoaudiológico voltada as pessoas com necessidades especiais, ministra cursos e consultorias na área de Fonoaudiologia e Educação Especial.


APAE  Escola 
Ministrante: Msc. Patrícia dos Santos Osika – Florianópolis/SC
Breve Currículo
Coordenadora Estadual de Educação e Ação Pedagógica da Federação Estadual das APAEs de Santa Catarina
             

Avaliação Funcional dos Atletas das APAEs 
Ministrante: Profa. Esp. Karla Costa de Liz – Florianópolis/SC
Breve Currículo


Adoção
Ministrante: Esp. Bernadete Sant´Anna - Florianópolis /SC
Breve Currículo     
Arte Educadora - Especialista em Metodologias de Atendimento a Criança e ao Adolescente.Consultora Sociopedagógica na área da criança e do adolescente com foco na capacitação e formação dos atores integrantes do Sistema De Garantia dos Direitos. Foi Conselheira Estadual dos Direitos, fazendo parte da Comissão de Estudos, Pesquisas e Formação dos integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos. Integrou a Comissão da criança e adolescente e família da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Foi Coordenadora Estadual do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. Foi Diretora Estadual do Sistema Socioeducativo Catarinense. Integrou como formadora o projeto do Ministério da Justiça – Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente / Sociedade Civil Acelerando o Passo, voltado a capacitação de Conselheiros Municipais dos Direitos e Conselheiros Tutelares. Prêmio Socioeducando, promovido pelo UNICEF, BNDS,ILANUD e Fundação D Pascoal. Assessora Técnica da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Coordenadora Técnica da Campanha Adoção Laços de Amor da Assembleia Legislativa em parceria com Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, OAB - Comissão da Criança e Assistência Social,Secretarias Estaduais de Saúde, Assistência Social e Educação, Federação Catarinense dos Municípios, FIESC,Defensoria Pública. São 38 anos dedicados a causa da criança e do adolescente.
        

             
Legislação da Pessoa com Deficiência, conquistas e avanços. 
Ministrante: Msc. Janice Aparecida Steidel Krasniak - Florianópolis /SC
Breve Currículo                  



BPC – Benefício de Prestação Continuada
Ministrante: Msc. Maria Lúcia Pellegrinelli – Belo Horizonte /MG
Breve Currículo
Fisioterapeuta, Autora e Educadora


Iniciação na Bocha Paraolímpica dentro das APAEs 
Ministrante: Profa. Elisa Kozoski Padilha – Barra Velha/SC
Breve Currículo

 

O Trabalho Pedagógico na Inclusão Escolar 
Ministrante: Dra. Adriana Garcia Gonçalves – São Carlos / SP
Breve Currículo:
 Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), graduação em Fisioterapia pela Universidade de Marília (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Pedagogia e Fisioterapia, com ênfase na educação, metodologia e prática educacional no contexto escolar e não-escolar e acessibilidade de crianças com deficiência física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, metodologia científica, tecnologia assistiva, classe hospitalar e estimulação precoce.


Estimulação Precoce
Palestrante: Esp. Helenise Helena Vieira – Blumenau/SC
Breve Curriculo
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Associação Catarinense de Ensino(2006),Curso de Equoterapia(2007) e Órteses de Membros Superiores(2008), pós-graduada pelo Ibrate PR em Neurologia com Ênfase em Neuropediatria (2008). Formação em Integração Sensorial pela Clínica Artevidade (2009) Certificação Internacional em Integração Sensorial pela University Southern of California (2012 e 2013). Participante do curso Processamento Sensorial na Vida Cotidiana - Perfil Sensorial 2 (2016). Atualmente é terapeuta ocupacional da Prefeitura Municipal de Blumenau e responsável pelo Espaço Neuro Imaginar onde atua desde 2010, com atendimentos individuais e em grupo nas áreas de Neuropediatria e Integração Sensorial.

 

Tecnologia Assistiva 
Ministrante: Dra. Lucila Maria Costi Santarosa – Porto Alegre/RS
Breve Currículo: 
Bolsa-Produtividade em Pesquisa - CNPq - SENIOR Nível 1, A Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981). Professora / orientadora / pesquisadora da UFRGS, nos cursos de Pós Graduação em Educação - PPGEDU- e no Pós Graduação em Informática na Educação- PGIE- . Coordenadora e criadora do Nucleo de Pesquisa em Informática na Educação Especial - NIEE da UFRGS. Pesquisadora Senior do CNPq-MCT . Vice-presidente da Redespecial Internacional . Presidente de Honra e Fundadora da ONG Redespecial Brasil. Representante do Brasil na Red Iberoamericana de Infomártica Educativa. Tem experiência na área de Informática na Educação , atuando principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação Especial, Inclusão Digital, Acessibilidade, Desenvolvimento de Ambientes Digitais/Virtuais de aprendizagem Acessiveis, Plataformas Acessiveis , Formação de Professores em EAD. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento com apoio do CNPq; Coordena formação de professores em EAD com apoio do MEC/FNDE/UAB emTecnologias Digitais Acessiveis. 


Inovação Tecnológica para Pessoas com Deficiência 
Ministrante: Profa. Dra. Deisy Mohr Bauml – João Pessoa / PB
Breve Currículo
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1980), Pós-Graduação em Educação Especial-Pontifícia Universidade Católica do PR (1987), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC(2000) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2003). Atua como professora de Cursos de Pós-Graduação e orientadora de pesquisas em Universidades no Brasil, Conferencista e Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais (Europa,América do Norte,América Latina,América Central), Professora de Educação Especial, aposentada da Prefeitura Municipal de Curitiba-PR- Secretaria Municipal da Educação, ex-Pedagoga do Centro de Estimulação e Reabilitação da Linguagem e da Audição,Co-fundadora da Associação Reviver Down-Curitiba-PR, ex- membro da Diretoria da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Sexualidade das Pessoas com Deficiência, Síndrome de Down-Intervenção Humana e Tecnológica-Linguagem-Leitura-Escrita, Alfabetização para Pessoas com Deficiência Intelectual,Transição vida adolescente à vida adulta, Prevenção das Deficiências e Inclusão das Pessoas com Deficiência nos Sistemas Familiar-Educacional-Laboral-Social.

 

Atletismo  Adaptado      
Ministrante: Msc. Rosecler Ravache
Breve Currículo
 Licenciada em Educação Física pelaUniversidade da Região de Joinville (2004). Atualmente é coordenadora dodepartamento de paradesporto da Fundação de Esportes Lazer e Eventos deJoinville. Docente no curso de Educação Física no Instituto Luterano EducacionalBom Jesus Ielusc- SC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase emEducação Física Adaptada, Palestrante do Comite Paralímpico Brasileiro, Docenteda Academia Paralímpica Brasileira (Para Atletismo), Técnica da Equipe deAtletismo do CEPE- Centro Esportivo para Pessoas Especiais.


Artes Visuais e Artesanatos 
Ministrante: Msc. Rikeli Ferreira Thives Hackbarth – Schroeder/SC
Breve Currículo
Mestre em Educação. Especialista em Fundamentos da Arte. Graduada em Artes Visuais e Arte terapeuta


Elaboração de Projetos  
Ministrante: Esp. Stefane Rabelo - Rio de Janeiro/RJ
Breve Currículo    
Especialista em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em Áreas Urbanas e bacharel em Ciências do Estado, com ênfase em Governança Social, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integra desde 2013 a Nexo – Investimento Social, como Especialista de Investimento Social, atuando na coordenação de equipe para elaboração de projetos sociais, captação de recursos e gestão de projetos via mecanismos de incentivos fiscais, principalmente PRONAS/PCD, PRONON e Fundo do Idoso.


Hidroterapia 
Ministrante: Msc. Marcos Roberto Bittencourt - Jaraguá do Sul/SC
Breve Currículo
Fisioterapeuta formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialização em piscina terapêutica pela Universidade Cidade de São Paulo, Mestre em educação pela Universidade Católica de Santos. Formação em Halliwick, Bad Ragaz, Watsu, entre outros. Atualmente é coordenador e professor da disciplina de Hidroterapia da FAMEG/UNIASSELVI. Mais de 23 anos de experiência trabalhando com fisioterapia e hidroterapia.


Contribuições da Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e da  Promoção da Qualidade de Vida 
Ministrante: PhD. Miguel Ángel Verdugo Alonso – Salamanca/ES
Breve Currículo: 
Professor de Psicologia da Deficiência na Universidade de Salamanca. Diretor do Instituto Universitário de Integração na Comunidade e do Mestrado em Integração de Pessoas com Deficiência e Qualidade de Vida, assim como do Serviço de Informação Sobre Deficiência do Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade, também da Universidade de Salamanca.Publicou mais de 500 artigos científicos e capítulos de livros e mais de 70 livros e escalas de avaliação. É diretor da Revista Século Zero e coordenou investigações sobre qualidade de vida, deficiência intelectual, emprego, habilidades sociais e outras. Tem participado frequentemente como professor convidado em universidades de diferentes países, apresentando vários trabalhos científicos. Prêmios: Medalla de Educación de la Universidad de Anáhuac 2014 en México DF; Premio Reina Sofía 2013 de Rehabilitación e Integracióndel Real Patronato sobre Discapacidad; Premio Solidario Once Castilla y León 2013; Premio Intras 2013; Premio de Investigación Infanta Cristina 2010; Premio Internacional 2005 de la AAIDD; Premio Mecenas 2001 de la Universidad  de Salamanca y Doctor Honoris Causa  en 2012 por la Universidad ISALUD de la República Argentina.

 

A Família como cuidadora da Pessoa com Deficiência Intelectual ou Mobilidade Reduzida
Ministrante: Maria Lúcia Pellegrinelli – Belo Horizonte/MG
Breve Currículo
Fisioterapeuta . Autora . Educadora . Oficina Bem Viver

 

Palestrantes: Esp. Débora Matias - Joinville/SC e Ténc. Charline Fleith - Joinville/SC
Ministrante: 
Esp. Débora Matias - Joinville/SC
Breve Curriculum
Fisioterapeuta. Especializações: Fisioterapia, Saúde da Mulher, Drenagem Linfática, Iso Stretching, Treinamento Funcional e Pilates
Formação em Treinamento Funcional Fisiológico – Inn Corpore, 2016
Formação em Isostretching – Bernard Redondo, 2014
Formação em Pilates Aparelho/Solo – Metacorpus, 2013
Curso de curta duração O Uso Terapêutico de Bolas Suíças – Fisio Work, 2012. Graduação em FISIOTERAPIA – UNISC, 2012
Curso: Drenagem Linfática Manual – Cláudia Schuh, 2011.

 

AUTODEFENSORES

Discussão sobre a carta de Tubarão / Carta de Jaraguá do Sul Ministrante: Esp. Dirce Nowak Vettori- Balneário Camboriú/SC
Breve Currículo

O papel da família no processo de Autogestão e Autodefensoria
Ministrante: Esp. Jaqueline Pilger - Triunfo/RS
Breve Currículo
Psicóloga graduada pela UNISINOS, pós-graduada em ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA DOCÊNCIA SUPERIOR pela ULBRA, atuando a vinte e dois anos dentro do movimento apaeano e na educação especial – Coordenadora de Autodefensoria e Família na Federação do Estado do Rio Grande do Sul desde 2012, Coordenadora Adjunta Nacional de Autodefensoria e Família desde 2012, conselheira no 15°Conselho Regional das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul, coordenadora do projeto Pandora sobre inclusão no mercado de trabalho na APAE Triunfo/RS. Co-autora do Manual de Autodefensoria e Família – FENAPAES 2015. Uma das organizadoras do Documento Norteador Autogestão, Autodefensoria e Família - Orientações para o trabalho com as famílias no contexto da Rede Apaenana – APAE BRASIL (2017)

 

História de Superação
Ministrante: Esp. Alexandre Velho – Joinville /SC
Breve Currículo


A importância da pessoa com Deficiência conhecer a Legislação
Ministrante: Esp. Adeterson David Crispim – Jaraguá do Sul/SC
Breve Currículo
Formado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011 e Pós Graduado em Planejamento no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pela Universidade Católica de SC em 2016. Já atuou na área da Saúde no Hospital Maternidade São José de Jaraguá do Sul. Atualmente está como assistente social, orientador do Programa autodefensoria e família. Idealizador da Semana Down um Abraço, componente da equipe técnica do Programa de Avaliação e Diagnóstico, responsável técnico na elaboração do Plano de Ação e Relatório de Atividades da APAE de Jaraguá do Sul. Coordenador Estadual de Assistência Social da Federação das APAEs de SC, Vice-presidente no CMAS/JS  e do COMPED/JS, e conselheiro no CMDCA; Exerce a função como Perito da Justiça Federal; Atua principalmente na área da assistência social com foco nas entidades filantrópicas.